sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sobre Plano Diretor, jornalismo e fotografia

Recebemos ligações e e-mails nesta quinta-feira porque a foto de capa do jornal Notícias do Dia desta quinta, dia 28, não reflete o título que a acompanha, "Câmara aprova Plano Diretor". Estou na foto com a mão esquerda levantada e dei voto contrário à aprovação do projeto, o que desmente a chamada de capa. 
Lembramos que a votação do projeto foi nominal. Solicitamos errata ao jornal, mas a solicitação não foi atendida sob a justificativa de que “a foto é meramente ilustrativa do plenário da Câmara de Vereadores, e não identifica nem cita quem votou ou não a favor do Plano Diretor”. 
Penso que o jornalismo é uma prática política e, como tal, as técnicas ligadas a ele. Como já disse o mestre Milton Santos, a técnica é política, e uma foto jornalística, a não ser em uma leitura ingênua, não é meramente ilustrativa. Se assim fosse, não haveria particularidade no fotojornalismo. A resposta do editor do jornal dá o que pensar sobre o jornalismo e os “critérios de noticiabilidade”. Espero que não sobre ingenuidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário