segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Conferência define Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano


Lino Peres

Estivemos na V Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, desde quarta-feira passada. Divulgaremos em breve os principais resultados desse encontro, que teve como pauta central, e sob o lema "Reforma Urbana já!", a discussão e definição de um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, uma espécie de SUS urbano para as cidades brasileiras. 

Sem um fundo nacional de desenvolvimento urbano, uma política de integração intersetorial e territorial, a implantação dos instrumentos de promoção da função social da propriedade e sem a participação e controle social, não haverá política urbana efetiva no país. 

O que estamos assistindo no processo de tramitação do Plano Diretor, Projeto de Lei Complementar 1292/2013, é uma demonstração concreta de negação do que a  V Conferência Nacional das Cidades aprovou. É a não-discussão coletiva e tramitação, antes e depois da entrega na Câmara de Vereadores, sofrendo já 658 emendas sem passar por audiências públicas. Florianópolis é um dos anti-exemplos nacionais de uma reforma urbana democrática. 

Convido a todos, população organizada e os cidadãos, que ainda sonham e exigem uma cidade sustentável e democrática, a acompanharem a movimentação na Câmara Municipal de Florianópolis a partir de hoje, porque ainda nesta semana pode entrar em pauta o projeto do Plano Diretor, com risco, inclusive, de ser aprovado com todas as emendas em bloco, o que seria um desastre para a nossa cidade. Vamos divulgar a movimentação para que todos possam se organizar se o PL entrar em pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário