quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mandato participa de protesto contra fechamento do CEI Girassol






Um protesto de pais e professores do Centro de Educação Infantil (CEI) Girassol Irmandade do Divino Espírito Santo, localizado no prédio ao lado do IPUF, no Centro de Florianópolis, foi realizado na tarde desta quarta-feira, 13. Foi a maneira encontrada para pressionar o estado e o município a não fechar as portas daquele estabelecimento de ensino, o que está previsto para acontecer no início de 2014. O CEI Girassol hoje atende 220 crianças e terá esse número dobrado, até 2015, ou seja, em dois anos, mas problemas de estrutura precária do prédio poderão afetar diretamente o oferecimento de vagas a essas crianças.

Presente no protesto, o mandato do vereador Lino Peres lembra que a educação infantil é uma responsabilidade do poder público municipal, e neste sentido são necessários investimentos para atendimento à demanda. As municipalizações acontecidas nos últimos anos têm tomado como base apenas o repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e não tem disponibilizado investimentos compatíveis com a manutenção de uma educação pública, gratuita e de qualidade, de acordo com as necessidades da população.
O prédio onde funciona o CEI é de propriedade da União e a instituição foi municipalizada em 2009. No processo de municipalização, o governo também se comprometeu a repassar as parcelas para a construção de uma nova escola no mesmo local, o que foi feito só até a fase do acabamento da estrutura.
A situação atual é de riscos na antiga construção, podendo causar danos às crianças e aos profissionais. Além disso, sem a conclusão do prédio novo, a Irmandade decidiu pela suspensão das atividades em 2014, já que não dispõe de outro espaço para receber as crianças. Cabe informar que a demanda de vagas em Florianópolis é grande para educação infantil, portanto não está assegurada vaga em outra unidade para as 220 crianças que hoje estudam no CEI Girassol.
Atualmente, Florianópolis tem cerca de 2 mil crianças aguardando vaga em unidades do município. Em abril passado, a Secretaria Municipal de Educação encaminhou um relatório ao Conselho Tutelar apontando que existem 1.798 crianças na fila de espera.
Uma audiência pública foi realizada em setembro para debater o assunto e encontrar alternativas para que o município atenda a demanda. A iniciativa partiu Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Câmara de Vereadores, do Conselho Tutelar, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Fórum Municipal de Políticas Públicas e da Comissão de Direito da Infância da OAB (FPPF). (Rosane Berti MTb. 7926 Assessoria de Comunicação do Mandato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário