segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Decisão da Justiça Federal suspende tramitação do Plano Diretor

A suspensão da tramitação do projeto do Plano Diretor, por decisão da Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal, foi uma vitória para Florianópolis e sua população.

Não era possível que se votasse em 1 dia um projeto de Plano Diretor que condicionará o presente e o futuro da cidade. O projeto do Plano Diretor, PLC N. 1.292/2013, era o único ponto da pauta da sessão de HOJE, terça-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores de Florianópolis.

É inadmissível que, pela importância do projeto para a Capital, nenhum procedimento tivesse sido discutido amplamente sobre a forma de votação do PLC do governo municipal e as emendas, que somam um total de quase 700 com os mais variados objetivos. Até a manhã desta terça, não havia menção à votação nas notícias do site da Câmara. No da prefeitura, a última notícia sobre o Plano Diretor é de 4 de novembro!

Havia o risco de as emendas serem votadas sem um mínimo de critério técnico e de sistematização de tantas propostas. Lembramos que o Plano Diretor atual, que entrou em vigência em 1997, teve suas emendas analisadas durante 6 meses, com apreciação e votação emenda por emenda. É importante esclarecer que boa parte das emendas ao projeto do Plano não passou pela análise da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e do Instituto de Planejamento Urbano (IPUF).

Há emendas ao projeto que propõem aumento de pavimentos de edifícios sem o menor estudo técnico de viabilidade que considere a capacidade de suporte da região ou localidade em que será construído, aumentando ainda mais o processo de adensamento que o PLC da prefeitura já indicava em algumas regiões.

Pedi vistas aos pareceres da Comissão de Viação, Obras e Urbanismo e de Trabalho, Legislação Social e Serviço Público, tendo que analisar as quase 700 emendas em 7 dias regimentais, o que é descabido pela complexidade do tema, quando este mesmo prazo é utilizado para qualquer matéria em tramitação na Câmara Municipal. Nosso gabinete fez um parecer de quase 30 páginas questionando várias lacunas e insuficiências técnicas, tanto no projeto da prefeitura quanto nas emendas.


Conclamo a população de Florianópolis e, em especial, por ser professor na UFSC, a comunidade universitária a efetivamente participar de TODOS OS DEBATES sobre o Plano Diretor e cumprir seu papel social. Esse é um MOMENTO HISTÓRICO para Florianópolis e a Universidade deve fazer parte dele! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário