sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Efeito estufa é tema de debate em audiência pública

 
A compensação das emissões de gases de efeito estufa em eventos realizados em estádios, praias, praças e parques públicos, que envolvem a circulação de pelo menos cinco mil pessoas, foi o tema da audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira, dia 21 de novembro. No âmbito da Comissão do Meio Ambiente e presidida pelo Vereador Pedro de Assis Silvestre, o PL 13.490/2009 do ex-vereador Jaime Tonello teve como principal assunto do debate a reposição de árvores no ambiente para a neutralização da emissão de gás carbônico.

Como encaminhamento foi sugerido o pagamento de taxa anual por promotores de eventos, com depósito recursos e cadastro prévio na prefeitura –como exemplo, foi citado que para cada 1 mil pessoas seriam plantadas 10 árvores a R$ 10,00, elevando a taxa a ser paga para R$ 100,00; e a criação de uma política municipal de meio ambiente. Em contrapartida foi destacada a dificuldade de se fazer o cálculo de quantas árvores precisariam ser plantadas para combater a emissão de gases provocados e questionado o local a serem plantadas as árvores, se seria na área da realização do evento ou em outra.
Ainda pairam outras dúvidas sobre a eficácia do projeto. O biólogo Márcio da Silva, da assessoria de Engenharia da Câmara de Vereadores observou que o plantio espaçado de árvores pode oferecer um resultado pior do que se fossem colocadas todas juntas, no caso de ser considerada a forma de compensação das emissões de gases.
Também há necessidade de um órgão fiscalizador (SMDU ou Floram), o qual deve constar claramente no projeto, mas foi destacada a falta de efetivo da prefeitura na disposição de técnicos para atuarem. Participam da audiência pública Geovani Santos da Silva e Jocélio dos Santos, da Secretaria de Serviços Públicos de Florianópolis (SESP), e Renata Martins Pacheco, engenheira ambientalista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). (Assessoria de Comunicação/Rosane Berti MTb. 7926)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário