quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Florianópolis celebra dia 17 missa pelas vítimas do trânsito

     
      Foto: Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis e Região

O terceiro domingo do mês de novembro, que neste ano será o dia 17 de novembro, é dedicado à memória das vítimas da violência no trânsito. Em 1993, a data foi criada por RoadPeace, uma organização de caridade do Reino Unido, para homenageá-las e a resolução 60/5 da Assembleia das Nações Unidas foi adotada como forma de melhorar a segurança rodoviária no mundo.
Florianópolis também vai participar com a celebração de uma missa, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Coqueiros (Avenida Max de Souza/Esquina com Rua São Cristóvão) para lembrar das vítimas do trânsito na Capital e demais cidades do estado catarinense.
O vereador Lino Peres destaca que o respeito aos ciclistas é também o respeito maior à vida, e isso tem uma dimensão política, de inserção na vida urbana, onde hoje, no país, está a maior parte da população. Nesse momento em que Florianópolis discute seu Plano Diretor, é fundamental que possam ser debatidas todas as questões ligadas à mobilidade, ao transporte, à circulação na cidade, porque uma cidade existe para toda a população que nela vive.
Essa data também relembra a necessidade do respeito no trânsito, principalmente nos casos em que as pessoas estão em condição de inferioridade, na questão da segurança, em relação aos veículos, como bicicletas e pedestres. Nesse sentido, os motoristas não devem dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas nem usar o celular ao volante; não trafegar em velocidade acima do permitido ou em situação de sonolência; não trafegar com veículos sem manutenção adequada; respeitar os sinais de trânsito; usar o cinto de segurança. O desrespeito a essas leis gera fatores que podem causar acidentes fatais. (Rosane Berti MTb.7926/Assessoria de Comunicação do Mandato)
Os nomes relacionados abaixo são de pessoas vítimas do trânsito e usuárias de bicicleta:
Everton Luis Machado
Lylyan Karlinski Gomes
Mário Augusto Fernandes
José Lentz Neto
Hector Cesar Galeano
Emílio Delfino Carvalho de Souza
Rodrigo Machado Lucianetti
Rodrigo Wilmar da Costa
Esaú Roberto de Medeiros
ciclista de identidade desconhecida falecido em 28/fev/2009
Lelio Calandrini Pietrowski Coelho
Michel Paulo Vieira
Erison Altino Baldança
Manoel Antônio Alexandre
Maria Reny Junges

José Vanderlei Chaves
Paulo Roberto Luiz
Arlindo Germano da Silva
Cloves Irineu Caetano
Wilma Gaulke
Tânia Cristina da Silva dos Santos
Ciclista Acácio (Joinville)
Pâmela Eduarda Tavares
Alcides de Souza Ortiz
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário