quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MOÇÃO DE REPÚDIO À EXONERAÇÃO DE ISOLDE ESPÍNDOLA

O gabinete do vereador Lino Peres obteve, até o momento, a assinatura de 19 vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis para a Moção de Repúdio ao ato de exoneração da superintendente do Patrimônio da União em Santa Catarina, Isolde Espíndola, afastada, por telefone, do cargo que ocupava há cinco anos.

A SPU, que tem com parte de sua missão zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental e principalmente destinado a uso de interesse público e à habitação de interesse social, é um órgão federal pelo qual passam processos polêmicos de uso e ocupação do solo urbano ou rural para cidades como Florianópolis e as demais localizadas no litoral, que hoje são alvo de intensa especulação imobiliária.

São áreas que geralmente têm ecossistemas ameaçados e estão em risco de inundação de alto impacto ambiental e/ou vizinhança, como se viu nos recentes episódios de fortes chuvas. Muitas dessas áreas estão em terrenos da União. A coletiva irá tratar da exoneração da superintendente da SPU e papel desse órgão federal, conforme o que estabelece a Lei Nacional do Meio Ambiente, Estatuto da Cidade e Código Florestal, nas quais a função social da propriedade e da cidade é princípio fundamental.

A professora Isolde Espíndola tem implementado a diretriz central, de dar uso de interesse social, desde que assumiu o cargo, há cinco anos. O que tem mobilizado parlamentares estaduais, inclusive do PT, é a falta de transparência no processo de exoneração desta competente profissional.

Gabinete do Vereador Lino Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário