quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ato na Prefeitura exige verdadeira participação na elaboração do Plano Diretor






Representantes de diversas comunidades de Florianópolis compareceram na tarde desta terça-feira, 15, em frente à Prefeitura, para protestar contra a falta de uma verdadeira participação na elaboração do Plano Diretor e para que a Prefeitura prorrogue a data de envio do anteprojeto do PD ao Legislativo municipal, prevista para o próximo dia 18.

O Executivo deixou de lado o Núcleo Gestor Participativo, que trabalhou junto à população do município desde 2006, com base na determinação legal Resolução 25 do Conselho Nacional das Cidades, de que a coordenação do processo participativo para a definição do Plano Diretor deve ser compartilhada.

Agora, a participação popular está restrita a reuniões e oficinas com baixa presença de moradores e nas quais há falta de esclarecimentos precisos por parte da Prefeitura. Em mais uma atitude arbitrária, o prefeito disse que encaminhará o PD à Câmara Municipal nesta quinta-feira.

As manifestações dos participantes do Ato ao microfone, pedindo que o prefeito considerasse a prorrogação de entrega do anteprojeto do PD por mais tempo, não sensibilizaram Cesar Souza. Ele não saiu de seu gabinete para falar com os manifestantes.

Ao final dos protestos na frente da prefeitura, as lideranças comunitárias e moradores seguiram para a Câmara Municipal e ocuparam o Plenário com faixas. Enquanto isso, um artista de rua, com microfone, chamou a atenção das pessoas em frente à Câmara, destacando a importância de atividades culturais, da preservação ambiental e de melhoria na mobilidade do município, que tem características peculiares, diferentes de outros no país.

O vereador Lino Peres falou no Ato, destacando o urgente adiamento da entrega do anteprojeto do Plano Diretor para pelo menos um mês, fundamental para que a sociedade organizada, principalmente os distritos e bairros, possa concluir suas propostas a serem incluídas no anteprojeto. Assinalou, também, que a Conferência Municipal, marcada para esta quinta-feira, dia 17/10, é prematura, e deve ser deliberativa em caráter de Audiência Pública Municipal.

O anteprojeto do PD da prefeitura não está acabado e completo, faltando informações essenciais para o entendimento do plano e com falta de mapas e diagnóstico das condições ambientais ou capacidade de suporte, como áreas de risco de alagamento e deslizamentos, existência de vegetação, etc, e de infraestrutura de saneamento e rede viária adequada.

Caso a prefeitura não atenda a estas demandas mínimas, estará fazendo um desserviço à população de Florianópolis, ferindo os princípios do Estatuto da Cidade e da democracia participativa, e colocando em risco o futuro da nossa cidade. Cumprir promessa de campanha para o eleitorado com pressa injustificada de entregar o anteprojeto do Plano Diretor à Câmara Municipal afronta exatamente este objetivo, pois é esta população votante e outras que querem participar da elaboração final do Plano Diretor, sendo estão feridas na demanda por uma cidade melhor.  (Rosane Berti MTb. 7926/Assessoria de Comunicação do Mandato )
Assista aos depoimentos de representantes de comunidades e do vereador Lino Peres em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário