terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lino participa de Seminário sobre Política Municipal de Habitação de Interesse Social e destaca necessidade de mais recursos



Professora da UFSC Maria Inês Sugai e professor da USP Nabil Bonduki


O vereador Lino Peres participou nesta terça-feira, 29, da mesa de abertura do 3° Seminário Estadual sobre Política Municipal de Habitação de Interesse Social, realizado pela Escola de Gestão Municipal (Egem) na Assembleia Legislativa. 


Em sua fala, Lino, que, como professor da UFSC, representou a academia,  com professor da UFSC, representou a academia,ra, 29, da mesa de abertura do 3em que vive parte expressiva da populaçseu trabl destacou a necessidade de aplicação, de fato, dos recursos destinados em lei para a habitação, assim como verbas específicas para pesquisas acadêmicas sobre o tema. Lino mencionou também a necessidade de ampliação dos recursos para que toda a população tenha direito à moradia, ressaltando o caso de Florianópolis, onde o discurso da qualidade de vida mascara a pobreza e a precariedade em que vive parte expressiva da população. 
Assim como houve investimento de instituições como CNPq e IPEA para as pesquisas na área, também é preciso avançar no aporte de recursos para fundos ligados à pesquisa em Santa Catarina, como os da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), dentro do repasse de 21% do ICMS. Além disso, o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, elaborado em 2012, deve ter amplo apoio financeiro através  de um Fundo Estadual e de um Conselho específicos para a implementação de uma efetiva política estadual que apoie os programas municipais. 
O evento, que será encerrado às 18h de hoje, tem vários palestrantes, entre os quais o professor Nabil Bonduki, professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário