terça-feira, 18 de junho de 2013

Luta pelo passe livre envolve população

Lino Peres

A manifestação de hoje em Florianópolis, em sua diversidade de demandas, começou como uma panfletagem divulgando o ato de quinta-feira. Foi crescendo na caminhada que saiu do Ticen, passou pela Assembleia Legislativa, avenida Mauro Ramos, avenida Beira-mar Norte, até alcançar as pontes. 
É preciso ressaltar que o Movimento Passe Livre faz essa luta desde 2005. Agora, finalmente, o debate saiu do meio estudantil para envolver toda a sociedade, porque o transporte coletivo deveria ser um serviço público, mas é pago à vista e é de baixa qualidade. As manifestações estão deixando em evidência a falta de uma política efetiva de transporte público sob controle social. Isso sim é direito de ir e vir para todos, que deve ser direito constitucional. 
É nesse sentido que acompanhamos esse movimento, que luta por demandas que apóio, como a questão das tarifas e a luta contra a regressão na política habitacional onde estão sendo feitas obras da Copa e das Olimpíadas. Há que se respeitar a autonomia e direito à livre organização, e contra todo tipo de repressão e criminalização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário