quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça segue com preparativos para o ato do dia 1º

 
A União Catarinense de Estudantes (UCE), localizada na Rua Álvaro do Carvalho, 246, Centro, Florianópolis - prédio considerado o símbolo da repressão em Florianópolis, por ter sido invadido durante o período da ditadura - foi novamente a sede dos preparativos para o ato do próximo 1º de abril, que acontecerá em repúdio ao golpe civil-militar que completa 50 anos e aos 45 anos do AI 5. O Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça esteve mais uma vez reunido no final da tarde desta terça-feira, dia 18 de fevereiro, para organizar o ato e já traçou novos encaminhamentos como propostas de horário de saída, trajeto a ser percorrido, como serão os materiais de apoio – cartazes e confecção de jornal para distribuição.

A sugestão do percurso para o ato é a saída da sede da UCE, seguindo pela Álvaro de Carvalho em direção à Rua Conselheiro Mafra, passando pela Praça XV. Depois parar no Palácio Cruz e Sousa para lembrar a Novembrada - manifestação ocorrida no centro de Florianópolis em 30 de novembro de 1979, contrária ao Regime Militar implantado em 1964 no Brasil. Integrantes do DCE da UFSC reuniram-se e recepcionaram Figueiredo na Praça 15 de Novembro. Eram cerca de 4 mil pessoas, porém, a manifestação foi abafada pela Polícia Militar, o que provocou ainda mais revolta e violência -, seguir até ao chamado Ponto Chique e encerrar na Esquina Democrática.

O percurso do ato contará ainda com apresentações de músicas daquela época e teatro, mas o foco permanece no objetivo de mostrar as pessoas que foram vítimas da ditadura. Por isso, o ato contará com pessoas carregando cartazes com fotos e nomes dos desaparecidos durante o regime militar. Também para o dia 1º de abril, às 19h, na Assembleia Legislativa, está programado o lançamento do livro sobre Paulo Stuart Wright. A data da próxima reunião não foi agendada.

Em consonância com a pauta do Coletivo Catarinense, por iniciativa do Mandato do Vereador Lino Peres, foi criada a Comissão da Verdade do Município pela Câmara de Vereadores de Florianópolis. O mandado de Lino avisará quando a Comissão será instalada, momento em que será discutido e lançada a agenda de atividades a serem realizadas.

Para o vereador Lino Peres é fundamental a realização do Ato de 1º de Abril em repúdio ao golpe de 64 e ao AI5, pois além do fato de que está em curso a apuração dos crimes cometidos pelo regime militar, que está sendo encaminhada pela Comissão Estadual da Verdade e pela Comissão Municipal da Verdade, recém criada, este evento deverá manifestar-se contra a criminalização dos movimentos sociais, que denotam sinais de reedição de atos repressivos que lembram aquele período. (Assessoria de Comunicação do Mandato/ Rosane Berti MTb.7926)


Nenhum comentário:

Postar um comentário