terça-feira, 7 de junho de 2011

Homenagens, entre elas a Medalha Manezinho Aldírio Simões, lotam o TAC





De cima para baixo, Seo Arante, Seo Chico e Valmir Martins com Lino Peres

Em Sessão Solene na segunda-feira, 6 de junho, no Teatro Álvaro de Carvalho, entre outras homenagens, foi realizada a entrega da Medalha Manezinho Aldírio Simões (Lei n. 7.040/2006), e três agraciados com a honraria o foram por Proposição de Lino Peres no período de Mandato na Câmara de Vereadores:

-Valmir Martins, professor aposentado da UFSC, militante político estudantil durante o regime militar, sindicalista da Associação dos Professores da UFSC, com atuação baseada em uma perspectiva democrática e socialista e defensor da cultura açoriana e popular da ilha. 

-Arante José Monteiro, Seo Arante, patriarca do clã dos Arantes, do Pântano do Sul, onde está localizado o Bar e Restaurante Arante, local de renome nacional pela acolhida aos clientes e pelos pratos típicos da cozinha ilhoa. O restaurante, hoje administrado pelos filhos, sempre participou ativamente e serve de apoio às festividades da cultura local e às reivindicações da população e dos pescadores do distrito.

-Francisco Alexandrino Daniel, Seo Chico, pai do ex-vereador Lázaro Bregue Daniel. Outro representante autêntico da cultura açoriana, ex-pescador profissional, ex-funcionário público e aposentado, que nos últimos anos, quando a saúde ainda lhe permitia, trabalhava na lavoura e na pesca da tainha. No verão, com toda sua família, tocava o famoso Bar do Seo Chico, onde se reuniam a juventude local, os amantes da natureza e da culinária ilhoa. Esta também foi uma homenagem a uma liderança que recentemente teve seu bar derrubado, depois de o local funcionar há mais de vinte anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário