terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mandato está na Frente Parlamentar Catarinense dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher



A campanha da Frente Parlamentar Catarinense dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres, realizada na Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, recebeu a adesão do mandato do vereador Lino Peres, que fará esforços para ampliar esta campanha.

Lino manifestou-se saudando a importância da ação e complementou: “De fato, são necessárias políticas públicas que contribuam para o fim da violência contra as mulheres, mas sem dúvida com a inclusão dos homens nesta responsabilidade e a exposição do compromisso de cada um com essa questão que se constitui em vergonha nacional”, destaca o vereador.

A ação começou com deputado estadual Edegar Pretto-PT/RS a partir de diálogos em atividades de avaliação da Lei Maria da Penha - Lei 11.340 de 08/2006 - e pelo fim da violência contra a mulher, e chega a Santa Catarina através do Mandato do deputado Padre Pedro. Sensibilizado com os alarmantes dados da violência contra a mulher, Padre Pedro assumiu  a tarefa de também constituir a Frente Parlamentar para se somar às inúmeras ações já desenvolvidas, pelos Conselhos e Coordenadorias.

Em dados publicados em jornal local, a partir de informações fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em 2011, uma mulher foi vítima de violência doméstica em Santa Catarina a cada 46 minutos. Neste mesmo ano, foram contabilizados 2.587 crimes de homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, estupro e tentativa de estupro no Estado. São dados bem superiores a 2007, quando era registrada uma ocorrência de natureza semelhante a cada duas horas e 45 minutos.
O deputado Padre Pedro observa a necessidade de trazer o sexo masculino para essa discussão na tentativa de elevar o respeito entre as pessoas e a cidadania comum. Um desafio para homens e mulheres. Daí a importância de figuras masculinas, representantes do parlamento, do executivo e do judiciário assumirem essa responsabilidade como referência nesta luta. Um exemplo é o caso do doutor Vilson Fontana, que tem acompanhado os estudos e a implementação da Lei Maria Penha.
Os presentes ao lançamento, indicaram ações para a Frente como a necessidade de casas abrigo; delegacia acolhedora e com equipe multidisciplinar, levantamentos atualizados de dados da violência, ainda que confusos entre informações da Secretaria de Saúde, Segurança Pública e MPF, orçamento para implementação de políticas de combate à violência contra as mulheres, levantamento dos BOs de registro de violência doméstica, e fortalecimento da defensoria . (Rosane Berti/ Assessoria de Comunicação do Mandato MTb. 7926)

Nenhum comentário:

Postar um comentário