sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ponta do Coral, Hantei e indicação para superintendente da Floram: relações a esclarecer

Não foi adiante a indicação inicial do professor César Floriano dos Santos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, para a diretoria da Floram, órgão municipal responsável pela área ambiental. A nomeação do advogado e ex-desembargador Ivo Volnei Carlin, nesta terça-feira, dia 29/01/13, carece de esclarecimentos, tendo em vista que o professor Floriano é atuante na área ambiental e o critério que o prefeito tem adotado, segundo ele próprio, é o técnico. Ademais, não se pode desconsiderar que um grande diferencial de pessoas como o professor Floriano é o conhecimento acadêmico e técnico aliado a uma efetiva participação em diversos fóruns de discussão sobre a temática ambiental da sociedade florianopolitana, o que proporciona um conhecimento contextualizado e uma maior sensibilidade com relação às reais demandas ambientais de nossa cidade.

E, ao menos até onde se sabe, não há registro de uma efetiva participação de Ivo Volnei Carlin nesses diversos fóruns, o que não nos dá segurança de que ele conheça de forma ampla e profunda os problemas ambientais que a Capital tem sofrido há anos, sobretudo com relação ao conhecimento contextualizado antes mencionado. Nesse sentido, embora Carlin tenha destacado currículo na área jurídica, entendemos que isso não basta diante dos desafios que serão enfrentados pelo ocupante de um cargo dessa envergadura.

As implicações da nomeação de Carlin para o cargo vão além. O fato de ter ocupado a função de advogado da empresa que assessora a Hantei, construtora que projetou o hotel de 22 andares para a Ponta do Coral, obra que está na lista daquelas cujos alvarás estão suspensas por três meses, o coloca numa posição delicada e preocupante.

Carlin esteve presente, no segundo semestre do ano passado, em reunião da equipe da Hantei e do então representante da prefeitura, o ex-secretário municipal José Carlos Rauen, com a Superintendência do Patrimônio da União para tratar da liberação de aterro que seria necessário para expandir a obra do hotel em faixa de marinha. Indo direto ao ponto: com a nomeação de Carlin, qual será a posição da Floram com relação a este empreendimento?

O gabinete do vereador Lino Peres aguarda uma posição de Carlin e do prefeito César Souza Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário