domingo, 7 de abril de 2013

Mandato e COPPIR debatem políticas para promoção da igualdade racial

                                                                                    Crédito: Rosane Berti
Reunião foi solicitada por Flavia Helena de Lima,
coordenadora da COPPIR (camisa xadrez)
 

Fruto de manifestações e solicitações do vereador Lino Peres, Flavia Helena de Lima, coordenadora da COPPIR (Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial), solicitou a reunião que aconteceu no gabinete, na tarde de sexta-feira, 5 de abril, para apresentar proposta de trabalho. Também participaram integrantes do Grupo de Trabalho do Gabinete (GT) de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa. O vereador Lino Peres, na abertura da reunião, enfatizou a importância da COPPIR, para coordenar as ações de políticas de promoção da igualdade racial. Segundo ele, “é fundamental a implementação da um Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que deverá ser debatido amplamente por toda a população negra e em geral, junto com as suas representações e movimentos sociais”. Lino ressaltou que, pelo fato de já terem se passado três meses do início da atual gestão municipal para a nomeação da Coordenadora da COPPIR, agora é preciso agilizar as ações desta Coordenadoria.

Flávia trabalhará na coordenação de políticas de promoção da igualdade racial por meio do eixo da transversalidade com outras secretarias do governo municipal. A coordenadora entende que as ações devem estar articuladas com o Movimento Negro, considerado importante para o alcance da mobilização na cobrança das políticas bem como o papel da Câmara de Vereadores para a efetivação das demandas.

Os representantes presentes contam com a implementação de questões fundamentais, entre elas:

- a COPPIR como espaço de construção de políticas, respeitando a história de luta das representações dos diferentes segmentos;

- a implementação da Lei 10.639, que estabelece a história da África e dos africanos nos currículos escolares, e da Lei 11.545, que estabelece o ensino da história dos povos indígenas nos currículos escolares;

- a política de desenvolvimento da população negra e povos indígenas e outras populações marginalizadas socialmente.

- o combate à intolerância religiosa, e políticas que combatam o extermínio da juventude negra.

A coordenadora aproveitou a reunião para informar que está preparando mais duas reuniões. Uma com os conselheiros da COPPIR (Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial) para a reestruturação e eleição da nova diretoria e outra, no plenário da Câmara, para apresentação oficial do programa da COPPIR. As duas reuniões serão agendadas posteriormente.

Flávia recebeu, do gabinete do vereador, o cronograma de atividades da Semana das Religiões de Matrizes Africanas, que acontece de 21 a 27 de abril, para que possa dar encaminhamento junto à prefeitura, de forma que o poder público municipal contribua com a organização do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário