domingo, 14 de abril de 2013

Em reunião com vereador Lino Peres, representantes do grupo LGBT apresentam proposta do Tripé da Cidadania LGBT




Uma comissão de representantes do Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) reuniu-se com o vereador Lino Peres na tarde de quinta-feira (11) para apresentar a proposta que visa garantir a efetiva implantação e funcionamento do denominado Tripé da Cidadania LGBT. O termo abrange o Plano Municipal/Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT; Coordenadoria Municipal/Estadual da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e Conselho Municipal/Estadual da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT.
Para chegar à construção do Tripé da Cidadania, o grupo busca atividades de cunho político e visibilidade, entre as quais reunião ampliada na Comissão de Direitos Humanos, com a presença de autoridades de órgãos públicos, como, por exemplo, Audiência Pública, debates com o setor e ações legislativas que viabilizem essa proposta. Fazendo parte dos eixos de ação no que se refere ao combate a toda forma de discriminação, Lino Peres ressaltou a necessidade de urgente apoio a esta iniciativa, considerando, inclusive, os ataques que ocorrem em várias cidades brasileiras. No entanto, assinala, não basta somente criar leis e organismos se não houver ampla mobilização da sociedade organizada e nas ruas lutando contra a discriminação. Nosso país vizinho, o Uruguai, por exemplo, já aprovou o chamado casamento igualitário.

O Tripé da Cidadania, proposto pelo movimento, é muito semelhante ao que o Movimento Negro conquistou e está conquistando em nível institucional e social. Já foi criada a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, mas falta a criação e implementação de um Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Lino Peres chama todos os vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis a apoiarem a implementação do Tripé da Cidadania. (Foto: Rosane Berti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário