Dona Terezinha
A homenagem ao Dia Internacional da Mulher promovida pelo gabinete do Vereador Lino Peres, na noite desta quinta-feira (7), no Teatro Cruz e Souza, na Praça XV de Novembro, reuniu amigos que compartilharam de bons momentos. O evento foi marcado pela apresentação do vídeo-documentário “Caminhos de Valda”, do jornalista e historiador Marlon Aseff. A obra conta a emocionante história de vida da artista autodidata Vivalda Costa, a Valda.
Mulher de luta da comunidade Morro do Mocotó, ela pintou nas décadas de 70 e 80 as realidades dos morros da Capital, suas características culturais. Valda morreu pobre, aos 42 anos, em 1993, sem o devido reconhecimento de seu trabalho. O documentário traz depoimentos de pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-la ou a sua obra no auge da carreira da artista plástica.A noite contou com ilustre presença de dona Terezinha Silva de Souza, 77 anos, descentes de escravos que viveu por muitos anos em Santo Amaro da Imperatriz. O gabinete, por meio da assessoria homenageou personagens femininas da história com um painel de fotos com as respectivas biografias.
Os bons momentos se seguiram com a apresentação do grupo musical Novos Bambas, do Morro da Caixa do Continente, e manifestações sobre a importância de buscar meios de valorização da mulher na sociedade, além da luta contra a violência doméstica, que ainda apresenta índices alarmantes em todo o mundo. O vereador Lino Peres também fez sua manifestação sobre a importância da data que pode ser vista no vídeo abaixo. A noite se encerrou com café para os convidados. (Fotos: Rosane Berti, Vídeo: Míriam Santini de Abreu)
Obs.: contato para shows e eventos com os Novos Bambas (48) 8471.8026 e 9129.4724 ou https://www.facebook.com/novosbambas
Nenhum comentário:
Postar um comentário