Esclarecimento do Gemurb, Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana
(ARQ-UFSC), do qual o professor Lino Peres é coordenador, publicado no blog da
coluna Visor, com nota na edição impressa:
http://wp.clicrbs.com.br/visor/2013/05/31/contraponto-do-professor-e-vereador-lino-peres/?topo=67%2C2%2C18%2C%2C%2C67
Nota original:
Nota original:
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Com relação à nota “Memória Curta”, publicada no dia 30 de
maio, esclarecemos o seguinte:
A proposta
apresentada na terça-feira, dia 28 de maio, na UFSC, não é a proposta oficial
da Universidade, e sim do Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana (Gemurb),
formado por professores e técnico-administrativos da UFSC. É uma contribuição a
uma proposta final a ser construída pela UFSC com a Prefeitura.
A proposta
apresentada nesta semana é completamente diferente daquela apresentada pela prefeitura
em 2010.
A proposta do
Gemurb não se restringe a uma solução pontual – como é comum em Florianópolis -
para a rua Deputado Antônio Edu Vieira. A solução tem alcance metropolitano, e
o citado binário, no entorno da UFSC, tem como foco prioritário – mas não
exclusivo - no transporte coletivo. Desde
2010 estamos alertando o poder público sobre a necessidade de que qualquer que
seja a solução viária adotada, é necessário executar uma experimentação do
sistema binário, que não envolva ainda a execução de obras, com o objetivo de
aliviar de imediato o problema de trânsito na região e estudar concretamente o
seu impacto urbano, o que vem sendo protelado sistematicamente pela Prefeitura.
Essa experiência também seria uma oportunidade para que a população testasse a
proposta na prática.
A proposta de
2010 não contemplava essa necessária prioridade ao transporte coletivo, que é o
centro da proposta do Gemurb. A proposta de 2010 era centrada no transporte
individual e ainda assim incompleta. A proposta do Gemurb é que a Edu Vieira
tenha corredor exclusivo para ônibus com linhas em dois sentidos, e o os
veículos automotores circulem em um sentido (Armazém Vieira para UFSC), sendo
que o retorno se daria pela Carvoeira e por uma via que já existente que seria reestruturada.
Além disso, a
proposta do Gemurb não se restringe à solução de trânsito na UFSC e entorno.
Ela propõe uma solução que atende muitos dos problemas de mobilidade e urbanos
em geral hoje existentes na Região Metropolitana.
A ideia de
Bulevar, inexistente na proposta da prefeitura de 2010, pressupõe que uma rua
ou avenida, além de comportar prioritariamente transporte coletivo, tenha
amplos passeios para o pedestre, arborização para proteção solar e lugares de
estar, ciclovias (via exclusiva para bicicletas com demarcação física) e
ciclofaixas (via exclusiva para bicicletas com apenas uma demarcação pintada no
piso). Isto reforça a importância de transformar as ruas também em espaços
públicos para passeios, encontros, atividades culturais, tão carentes em
Florianópolis, e não apenas voltadas para fluxo veicular. Trata-se aqui de propor soluções de
sustentabilidade urbana, no sentido de tornar a cidade mais humanizada
econômica, social e ambientalmente.
Em 2010, a proposta da
prefeitura foi rejeitada porque previa um Corredor Norte-Sul (Edu Vieira,
avenida Beira-Mar Norte e uma nova via atrás da UDESC e que provocaria ainda
mais impacto em um ecossistema fundamental como é o do manguezal do Itacorubi).
A proposta concentraria esse enorme fluxo de trânsito na Bacia do Itacorubi,
onde se localizam vários bairros residenciais, a UFSC e a UDESC, além de outros
órgãos públicos, piorando o problema de trânsito que se pretende resolver. Na
proposta do Gemurb, esse fluxo de trânsito seria desviado, fazendo com que na
Bacia circulem prioritariamente os veículos (automotores e transporte coletivo)
que têm como destino aquela região. Essa proposta, portanto, ao contrário da de
2010, evita que a região seja usada como área de passagem do trânsito veicular
de outras regiões.
Essa concepção
já foi debatida com moradores de vários bairros da Bacia do Itacorubi e na UFSC
e apoiou-se nas diretrizes aprovadas na Audiência Pública de junho de 2008 do
sub-distrito da Bacia do Itacorubi, dentro dos debates sobre o Plano Diretor
Participativo.
Mas –
enfatizamos – trata-se de uma contribuição do Gemurb e não é a proposta oficial
da UFSC. É fundamental que a população tenha a possibilidade de conhecer todas
as propostas relacionadas a este debate para decidir qual delas é a mais adequada
para o necessário uso de área pública (no caso, parte da área da UFSC) e
investimento de recurso público, buscando, assim, a solução mais adequada para
o sistema de mobilidade da Capital e Região Metropolitana.
Atenciosamente
Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana (Gemurb)
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