sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Debate sobre cultura da cidade é um avanço do setor












                                                                                                                                                                                    Foto: Míriam Santini de Abreu 
    
O vereador Lino Peres e a assessoria do gabinete participaram de duas Reuniões Setoriais realizadas pela Fundação Cultural Franklin Cascaes, encerradas na noite de quinta-feira. O evento reuniu indicativos, necessidades e sugestões para o Plano de Governo do poder executivo e integrou vários setores da cultura e seus representantes. Aconteceram debates sobre as demandas da cidade na área da cultura popular e patrimônio e dificuldades encontradas pelas organizações de bairro para terem acesso aos editais de projetos. Dentro das discussões foi destacada a importância da prefeitura apoiar, valorizar e dar visibilidade à cultura das diferentes etnias, constituindo assim o mosaico cultural de Florianópolis.

O vereador considerou o encontro um avanço do setor pelo debate e possibilidade de sequência às deliberações das Conferências municipal e estadual e que incorporam os avanços do Plano Nacional de Cultura (disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/da cultura local). “Todos os presentes destacaram ainda a necessidade urgente da revisão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a socialização do Plano Municipal de Cultura, assuntos sobre os quais a Câmara Municipal de Florianópolis deve se debruçar. Apesar da criação do Fundo Municipal da Cultura e do Conselho, que são demandas históricas do setor, ainda há muito a ser feito. Florianópolis tem uma dívida cultural histórica com a sociedade”, afirma.

Lino concorda com o apontamento do secretário da Cultura, Luiz Moukarzel, de que as políticas culturais que hoje se desenham devem se transformar em políticas de estado, garantindo a continuidade das ações e o controle por parte da população no que diz respeito às condutas do executivo. “Como professor universitário da área da arquitetura e do urbanismo, apoio a opinião da arquiteta e funcionária da prefeitura, Telma Pita, de que a cultura deve ser o elemento central na elaboração do Plano Diretor da cidade, atualmente em curso”, destaca.

Como arquiteto, Lino destaca ainda a necessidade de ampliar, não somente a implantação de equipamentos de cultura por toda a cidade, mas os espaços públicos e suas arquiteturas, porque são âmbitos e produtores de cultura.
Veja o vídeo em:





Nenhum comentário:

Postar um comentário