O Vereador Lino Peres esteve na sexta-feira, dia 15, em atividade acadêmica como professor da UFSC, junto com estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo, visitando as comunidades do Papaquara, Angra dos Reis e Vila do Arvoredo, localizadas na região norte insular de Florianópolis. Nesta atividade acadêmica, foi possível avaliar a situação atual em que vivem essas comunidades, onde os principais problemas são:
- Papaquara:
Há famílias que receberam aluguel social de 400,00 e indenização de 10.000,00, e outras não receberam. Muitas famílias, porém, alugaram ou construíram moradia, mas no mesmo local onde há alagamentos. Houve retirada das famílias somente na faixa dos trinta metros na margem do rio local. O problema é que a Prefeitura não orientou os moradores nesse sentido e é necessário, na avaliação do Vereador, que o Município não se limite a definir os valores e repassá-los, mas também acompanhe de perto as famílias, através de financiamento, com verbas federais, de novas habitações próximas à região, considerando que o trabalho e a moradia estão ligados, pois se trata de famílias que trabalham em reciclagem.
- Angra dos Reis:
Esta comunidade está com sua situação habitacional em tramitação na Câmara de Vereadores, sendo que, ao longo dos anos, conseguiu garantir, com a ajuda de estudantes da UFSC (Arquitetura e Ciências Agrárias) sua permanência na região, apesar das diversas ameaças de expulsão por parte do poder público, moradores de classe média e de setores empresariais. Comenta o Vereador que, na medida em que esta comunidade foi contendo as dunas, através de plantio, através de mutirão com estudantes da UFSC, foi se conseguindo estabilizar as dunas e garantir a sustentabilidade da área, convidando escolas a participar de programas de educação ambiental. Com esta iniciativa, o próprio Ministério Público acabou reconhecendo este esforço, disponibilizando recursos das autuações para esta comunidade. Esta comunidade é uma das poucas que diminuiu em população pelo controle de seu crescimento por seus moradores. O vereador destaca esta comunidade como uma das referências importantes em Florianópolis de auto-organização dos moradores e luta pela garantia da permanência, moradia e sustentabilidade da região em que vivem.
- Vila do Arvoredo:
O Vereador terminou sua aula na comunidade Vila do Arvoredo, localizada em cima das dunas de Ingleses, sendo que parte já foi submersa nas areias pelo avanço dunar há alguns anos. Metade das crianças sofre de problemas respiratórios e diversas outras doenças. Esta comunidade aguarda ser transferida para um terreno na própria região de Ingleses, depois de lutar para não ser deslocada para regiões longínquas, e esta iniciativa contou com a participação da universidade e apoio de associações de moradores de outras regiões.
Como em Angra dos Reis, esta comunidade conseguiu a permanência na região para que pudesse garantir proximidade do local de trabalho, permanência das crianças nas escolas e acesso aos serviços da região. O Vereador destaca a importância social desta comunidade para a construção democrática da cidade e exemplo de luta e auto-organização e controle social de seu território frente ao poder público. Lino está empreendendo ações junto à CMF e PMF para garantir a tramitação das demandas destas duas comunidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Mandato
Foto: Vila do Arvoredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário