quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vereador Lino atua na luta dos moradores da Ponta do Leal


Na foto, Lino e o Assessor, Nivaldo Silva, morador na Vila do Arvoredo
O Vereador Lino Peres esteve, nesta segunda-feira, dia 18, na Ponta do Leal, para gravar programa para a TV Câmara, acompanhado por membros do Gabinete, pelo morador e líder comunitário João Luiz de Oliveira, o Gão, e também pelo vice-presidente da Associação de Moradores e presidente da Associação de Pescadores da Ponta do Leal, Geraldo Carvalho.
Os moradores do local aguardam a aprovação de Projeto de Lei do Executivo que irá possibilitar a transferência de parte da área da Casan, vizinha à comunidade, para a construção de 98 moradias.
Lino também falou sobre o projeto desenvolvido por ele e uma equipe de estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, que foi concebido  coletivamente, com a participação dos moradores e que prevê como a área será aproveitada: “O Projeto foi participativo, com a comunidade sendo ouvida a cada etapa. Conseguimos adensar a ocupação do terreno, com moradias de 42 para 55 metros quadrados, com base na crítica que fazemos a um modelo de moradia adotado desde o regime militar, e mesmo atualmente, que não contempla áreas de lazer e de serviços e não leva em conta o tamanho das moradias e as particularidades das famílias”.
Segundo Lino, o projeto prevê a integração das moradias com estruturas como barracão de pescadores, para que as pessoas que se enraizaram naquele local, muitas delas há décadas, possam ali permanecer, e muitas vivem da pesca. O projeto também foi construído de forma a permitir que os moradores possam usufruir da paisagem do local, levando em conta, também, o direito coletivo ao uso dos espaços públicos da cidade. O projeto prevê espaços e instalações comunitárias de apoio e espaços verdes e de lazer no térreo e nos pilotis dos edifícios. 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete

Veja o vídeo em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário