sexta-feira, 19 de outubro de 2012

POSIÇÃO DO VEREADOR ELEITO PROFESSOR LINO PERES PARA O SEGUNDO TURNO

Com base na história dos dois atuais candidatos e suas alianças partidárias, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) reafirmou sua convicção de primeiro turno e deixou claro que Gean Loureiro e César Souza Júnior representam novas e velhas oligarquias, que historicamente privatizam o patrimônio e a gestão pública, governam sem compromisso com a gestão democrática, manipulam e esvaziam os conselhos municipais de participação e controle social e criminalizam os movimentos sociais.

O PT coerentemente concluiu, na quarta-feira, dia 17 de outubro, na reunião ampliada, sob forma de Plenária do Diretório Municipal, convocada pela sua Executiva, e em uma demonstração democrática e de maturidade política, para definir posição para o segundo turno das eleições em Florianópolis, que não existe nada de novo nas duas opções, pois seus partidos governam sem compromisso com as necessidades e direitos das maiorias. Por isso, os candidatos ao segundo turno das Eleições e seus partidos são os responsáveis históricos pelo caos urbano e ambiental de nossa cidade e pelo seu modelo fundiário, social e econômico, excludente para a maioria da população.

Por isso, o Partido dos Trabalhadores decidiu que não dará apoio nem a César e nem a Gean, bem como não irá participar de seus governos, e se colocará junto com a população e os movimentos sociais no exercício da fiscalização e oposição responsável, em defesa de uma cidade democrática, sustentável, justa e fraterna, com o direito à vida digna para todos e não apenas para uma minoria. 

Desta forma, a Direção do PT e seus militantes assumem suas responsabilidades na conjuntura política e eleitoral, sem criar qualquer ilusão naquilo que representam estas duas opções e, assim, reafirmamos nosso compromisso com as demandas e lutas históricas das maiorias e com os movimentos sociais, buscando construir uma permanente e ampla mobilização de unidade das forças democráticas que, em separado, obtiveram 40% dos votos dos eleitores de Florianópolis.

Portanto, não existe orientação de liberação de votos aos filiados do PT nem posição de neutralidade, como meios de comunicação da Capital têm divulgado. A decisão do PT é clara: nem Cesar Souza Júnior e nem Gean Loureiro são opções para este segundo turno. O que resta como opção partidária de votação em urna aos filiados do PT é votar em branco ou nulo, decisão que é de esfera pessoal, visto que a de esfera partidária foi tomada em Plenária do Diretório Municipal, a qual, no meu entender, desautoriza qualquer filiado do PT a fazer campanha para Cesar Souza Júnior ou Gean Loureiro.

Essa decisão do PT responde ao clamor de nossos militantes, das ruas, dos movimentos sociais e destes 40% de eleitores que querem mudanças. Venho, portanto, comunicar a PÚBLICO que estas serão as bases iniciais de meu futuro mandato de vereador.

Para o próximo prefeito, espero um mandato responsável e digno do cargo, em respeito às maiorias excluídas da cidade, e deixo claro que, como vereador, oriundo dos movimentos sociais e sindicais, com a mesma determinação e coerência, combaterei as injustiças sociais e a corrupção. Na oposição, serei o primeiro a apoiar as políticas públicas, projetos e ações que realmente atendam as demandas e direitos de vida digna para todos.

Como Arquiteto e Urbanista, defensor da Reforma Urbana e atuante no processo de gestão e elaboração do Plano Diretor Participativo, cobrarei do futuro prefeito e da Câmara de Vereadores posição crítica e não subserviente frente ao empresariado da construção e do turismo, no combate à especulação imobiliária e pela gestão democrática e participativa da cidade na definição dos usos e ocupações do solo.

Desde já reafirmo a necessidade de que a Câmara Municipal arquive, antes do no segundo turno, os Projetos de Alteração de Zoneamento, aprovados pela Câmara no dia 18 de setembro. Os dois candidatos devem se comprometer a decretar o Defeso Ambiental Urbano em todo o município até que seja aprovado o novo Plano Diretor de Florianópolis, o qual está sendo elaborado desde 2006 nos distritos e segmentos que compõem o Núcleo Gestor Municipal do Plano Diretor Participativo e cujo Anteprojeto de Lei Popular resultante deverá ser referendado tanto pelas Audiências Públicas como, posteriormente, pela Câmara Municipal de Florianópolis.  

Estes são os meus primeiros compromissos com a cidade, desde já e no meu futuro mandato de quatro anos.

Vereador eleito Professor Lino Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário